segunda-feira, 9 de maio de 2011

PERFUMES E SUA FIXAÇÃO – Quais as melhores escolhas?


Assistindo filmes medievais ou ainda mais antigos sempre podemos observar o retrato de uma população suja, com aparências que sugerem a falta de higiene e mau cheiro. Entretanto, a associação do antigo com tão comentado “Cheirinho” nem sempre é verdadeira.  A utilização de perfumes e outros meios de garantir melhores aromas é muito antiga, sendo os primeiros relatos ligados ao Egito antigo, em cerca de 2000. A. C. Há histórias até que associam a conquista de Julio Cesar por Cleópatra justamente a utilização de deliciosas fragrâncias por essa, que de acordo com as lendas, utilizava um perfume a base de óleos extraídos das flores de henna, açafrão, menta e zimbro.   
Apesar dessa origem remota, o desenvolvimento de melhores fragrâncias e com poderes de fixação maior só ocorreu com o passar do tempo, que juntamente com as novas tecnologias, trouxe cada vez mais fragrâncias e com o passar do tempo, conquistou mais e mais a cabeça das mulheres.
Mas ainda assim, quais foram os conhecimentos necessários para que se pudesse aprimorar os aromas e aumentar a fixação desses na pele dos usuários? A resposta é muito simples: aprimoraram-se os conhecimentos da química, logo, compreende-se melhor esses fenômenos. Como um exemplo, tem-se um dos perfumes mais vendidos (e que por anos foi o mais caro do mundo!), o Chanel n°5. Esse perfume foi considerado um marco nas indústrias da perfumaria visto que nesse foi acrescentada uma quantidade diferente de aldeídos que nos demais. Aliás, uma quantidade extremamente diferente, cerca de 12 vezes maior, o que garantiu ao perfume uma maior quantidade de aromas e garantiu o sucesso desse pelo mundo.
Mas a fixação dos perfumes pode variar imensamente, de modo que algumas peculiaridades garantem melhores resultados para alguns perfumes. Por exemplo, deve-se primeiramente escolher qual a quantidade de essências e óleos aromáticos dissolvidos no perfume, que pode variar de 45-20% (Parfum), 18-12% (Eau de Parfum), 14-8% (Eau de Toilette) e 7-3%(Eau de Cologne). Logo, aquele com maior quantidade de óleos e essências, terá uma fixação maior.
Em seguida, deve-se atentar para a composição do perfume, visto que, os diferentes compostos que fazem parte desse possuem diferentes características, podendo uns evaporar mais rapidamente que outros. Um exemplo desse fato, é de fragrâncias cítricas e herbais, tais como hortelã, limão, laranja e outros, que evaporam rapidamente da pele. Já essências de madeiras, raízes ou resinas demoram horas para desaparecer, enquanto as florais são as intermediárias.
Outra característica curiosa com relação aos perfumes é o fato de, comumente, os perfumes importados possuírem fixações maiores que os nacionais. A que se dá esse fato? A temperatura para onde os produtos foram feitos.
Em locais como o Brasil, com altas temperaturas, produtos com alta quantidade de essências tendem a se tornar enjoativos, visto que, o consumidor ficará constantemente sentindo o cheiro da fragrância, o que nem sempre é o desejado. Já os perfumes importados são feitos, costumeiramente, para um público alvo que reside em locais temperados, o que faz com que se possa aumentar a quantidade de essências sem comprometer o efeito desejado pelo cliente. Logo, esses perfumes em locais quentes tenderão a possuir cheiros mais acentuados.
Após toda a história e análise comentada conclui-se brevemente que os perfumes tem sua fixação dependente da evaporação dos componentes de sua fórmula. Um com mais álcool que outro, mais compostos voláteis, ou ainda mais diluídos, tendem a ter suas fragrâncias diminuídas ao longo do tempo e a fixação tende a ser menor. Logo, sabendo-se desses itens, quando você escolher o melhor perfume para si e aproveitar o aroma delicioso desse, não se esqueça de agradecer mais uma vez aos químicos, pois, graças a eles, a humanidade pode respirar aliviada - mesmo nos piores momentos.

Para saber mais:
http://www.brasilescola.com/historia/historia-do-perfume.htm

http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/a-historia-do-perfume-e-a-moda-parte-22/

http://www.perfumenapele.com/especiais/o-segredo-da-fixacao/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-perfume/historia-do-perfume-1.php

http://blogdosperfumes.blogspot.com/search/label/Chanel